Memorial e Fotografias

Luiz Eduardo R. de Carvalho

 
 Formação Profissional e Atividades Letivas

Engenheiro de Alimentos graduado pela UNICAMP (1974). Mestre em Tecnologia de Alimentos pela UNICAMP (1983). E Doutorando em Saúde Pública pela ENSP/FIOCRUZ.

Realizou o Curso de Altos Estudos Políticos e Estratégicos da Escola Superior de Guerra (1984). E diversos estágios, com bolsas da OPS/OMS e do BIRD, em órgãos governamentais e instituições de pesquisa, no campo da Alimentação e Nutrição, de vários países, incluindo: INCAP/Guatemala, Katsetsart Univ/Tailândia, IIT/Colombia e CFTRI/India.

Foi professor de Tecnologia de Produtos Agropecuários e Armazenagem e Comercialização Agrícola, no Departamento de Agronomia da UnB (1977-78). E professor de Microbiologia de Alimentos, no Curso Superior de Economia Doméstica da UPIS-DF (1975-84). Depois, foi professor de Elaboração de Políticas e Projetos Nutricionais, no Mestrado em Nutrição Humana do IN-UFRJ, e professor de Nutrição em Saúde Pública, na graduação em Nutrição da UFRJ (1987-89).

Atualmente é professor de Química Bromatológica da Faculdade de Farmácia da UFRJ (desde 1989), e Tutor do Grupo PET-CAPES-Farmácia

 Outras Atividades Profissionais

Assessor do IPEA/SEPLAN para elaboração do II Programa Nacional de Alimentação e Nutrição junto ao INAN (1975). E, em seguida, em Função de Assessoramento Superior, atuou no INAN-MinSaúde (1976-79), principalmente em atividades relacionadas com a identificação, avaliação e monitoramento de projetos de pesquisa financiados nos campos da Tecnologia Alimentar e da Nutrição.

Atuou como Perito em Nutrição do Programa de Nutrição Brasil-Banco Mundial (1979-81) para, em seguida, assumir a Coordenação Geral desse PNBB (1981-85), atuando na implementação e avaliação de intervenções nutricionais, incluindo implantação de agroindústrias comunitárias, em áreas de baixa renda..

Foi membro titular da CNNPA-Comissão Nacional para Normas e Padrões de Alimentos e, depois, da Câmara Técnica de Alimentos, do Ministério da Saúde (1975-79). E foi Delegado do Governo Brasileiro em dez reuniões da Codex Alimentarius Commission (Aditivos/Haia; Métodos de Análise e Amostragem/Budapeste; Higiene de Alimentos/Washington; Alimentos para Dietas Especiais/Bonn; Cereais/Washington; e Rotulagem/Ottawa, dentre outras).

Foi consultor do BID na Guiana, em atividades relacionadas com treinamento e capacitação de recursos humanos para o setor agroindustrial (1984). E consultor do SEBRAE-DF, tendo elaborado diversos anteprojetos agroindustriais (Indústria de Sucos, de Milho e Derivados, de Mandioca e Derivados etc).

 Sociedades Científicas

Foi Presidente da Regional-DF da SBCTA-Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos em duas gestões (1981-84) e, em seguida, Presidente Nacional da SBCTA também duas gestões (1985-91). Atualmente é Conselheiro-Nato da SBCTA.

Presidiu a ALACCTA-Associação Latinoamericana e do Caribe de C & T de Alimentos (1992-96). E atualmente integra a Comissão Diretora.